NOTÍCIAS

Especialistas discutem práticas sustentáveis em construções

Na manhã da quarta-feira, 29 de outubro, começou o Seminário Construções Sustentáveis: Materiais e Técnicas. O evento tem o objetivo de divulgar e valorizar práticas de arquitetura e engenharia que equilibrem práticas socialmente desejáveis, economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis. Realizado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), o Seminário reúne representantes de instituições públicas da área de meio ambiente; de universidades de Brasília; do Ministério das Cidades; e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. As atividades vão até o dia 31 no auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, em Brasília.

Durante a abertura do evento, a diretora de Planejamento da Agência, Gisela Forattini destacou a importância do Seminário para a discussão sobre sustentabilidade no processo de construção e manutenção das edificações. “Esta é uma oportunidade de iniciar um processo de mudança e, sobretudo, de avaliar a redução no custo de manutenção [das edificações]”, afirma.

Também participaram da mesa de abertura a diretora substituta de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Lilian Hangae; a diretora de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio, Anna Flávia Franco; e o diretor do Departamento de Produção e Consumo Sustentável da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ariel Garcês.

Na primeira metade do evento, até a manhã do dia 30, haverá apresentações sobre diversos temas voltados à sustentabilidade de edificações, como: uso racional da água em prédios, tratamento e reúso de água, gestão de resíduos e aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis.

Na segunda parte do Seminário, a partir da tarde do dia 30, cerca de 40 participantes farão trabalhos em grupo a fim de produzir um documento com subsídios para adoção de procedimentos institucionais sobre o tema. A partir das discussões do evento, serão formuladas diretrizes para elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, além da execução, operacionalização e manutenção de edifícios sustentáveis e autogeridos pelos órgãos públicos federais da área ambiental. Do Seminário também poderão sair normas técnicas para as atividades de Engenharia e Arquitetura destas instituições.

Fonte: Agência Nacional de Águas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma em cada…

O ano de 2014 é marcado por uma das mais severas secas dos últimos anos,…

LEIA MAIS

Especialistas discutem práticas…

Na manhã da quarta-feira, 29 de outubro, começou o Seminário Construções Sustentáveis: Materiais e Técnicas.…

LEIA MAIS

Máquina que produz…

Enquanto a crise da água se torna mais preocupante em todo o mundo, pesquisadores desenvolvem…

LEIA MAIS

ONU: população precisará…

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a…

LEIA MAIS